REPORTAGEM NA REVISTA "O MUNDO DA PADARIA"

Maranata O Genuíno Pão da Lagoinha

Foi em 1982 que Francisco Costa Mingates fez nascer a Prozen, sociedade de panificação que nove anos mais tarde viria a mudar para a denominação pela qual é hoje sobejamente conhecida: Maranata.Maranata O Genuíno Pão da Lagoinha

A Maranata é hoje uma empresa de prestígio, fruto de um esforço comum a todos os seus colaboradores que sempre apostaram no fabrico de um produto que correspondesse à exigência de clientes que, ao longo dos anos, se habituaram a um produto tradicional de grande qualidade.

E é precisamente o Pão da Lagoinha o produto de referência da Maranata. De facto, esta que é a genuína Fábrica de Pão da Lagoinha, foi quem lançou o produto no mercado e o "baptizou", dando continuidade ao fabrico de um pão tipicamente caseiro, de cozedura em fornos de lenha, com uma selecção rigorosa de farinhas e mantendo em segredo a sua receita original que, segundo Francisco Mingates, "será sempre carinhosamente salvaguardada pela Maranata".

De referir que a Maranata possui uma unidade de moagem própria (devidamente legalizada e autorizada), utilizando ainda as típicas mós de pedra e produzindo assim as suas próprias farinhas de forma a poder garantir a qualidade e a originalidade dos seus produtos.

Para além do fabrico do Pão da Lagoinha (de 400 e 800 gr), a Maranata tem também, ao dispor dos seus clientes, um vasto leque de produtos de onde podemos destacar o pão de água, a broa de milho, o pão de forma caseiro e o pão com azeitonas ou nozes.

Com mais de duas dezenas de funcionários e uma frota de 8 carrinhas que percorrem todo o distrito de Setúbal e, também, algumas zonas do distrito de Lisboa, a Maranata fornece desde o comércio tradicional até às grandes superfícies, vendo os seus produtos serem solicitados por todo o tipo de estabelecimentos, desde o mais humilde café ou supermercado até aos restaurantes de grande prestigio, como são os casos da Quinta das Lágrimas, do Elevens e do conhecido Les Gout du Vin. Fornece também as prestigiadas Pousadas de Portugal e serve também como exemplo na formação de profissionais, junto da Escola de Hotelaria do Estoril.

Ciente da responsabilidade social que as empresas devem ter nos dias que correm, a Maranata presta serviços, todos os anos, junto do Banco Alimentar, assim como dos Bombeiros Voluntários de toda a zona, de algumas associações desportivas e do Desafio Jovem (comunidade terapêutica cuja finalidade é a recuperação de jovens no uso de drogas).

Esta é uma empresa que tem procurado crescer e evoluir, cumprindo sempre com todos os requisitos legais e morais. Por isso mesmo tem mantido parcerias com outras entidades que garantem, por exemplo, que todos os funcionários têm acompanhamento médico, que as embalagens usadas são recicladas e que existe um rigoroso controlo de qualidade, higiene e segurança no trabalho.

Para o futuro, Francisco Mingates conta com o apoio dos seus filhos para manter a aposta forte no seguimento de uma politica de rigor, eficácia e solidez, com a finalidade de uma cada vez melhor qualidade de produção, fornecimento e restantes serviços prestados aos clientes da Maranata."